BPF Por que?

Você pode nunca ter ouvido falar, mas com certeza já se beneficiou delas.

Lembra aquele salgado naquela lanchonete duvidosa que te deixou lembranças no dia seguinte? Quem nunca não é?!

Pode ser que alguém tenha já tenha te dado este conselho, mas se ainda não ouviu eu te falo: Na hora do aperto, prefira produtos embalados. Por quê? Por que certamente foram feitos sob as recomendações de Boas Práticas de Fabricação.

As Boas Práticas, mais comumente chamadas pelas siglas BPF ou ainda do inglês GMP, são obrigatórias na fabricação de alimentos e o Brasil, assim como outros países, e possuem legislação especifica para que sejam cumpridas, bem como fiscalização especializada e previsão de pena para o não cumprimento. E não são apenas os alimentos que precisam desses cuidados, mas todos os produtos para humanos ou animais que possam levar algum risco direto a saúde da população. Sem o cumprimento das boas práticas não é possível vender ou exportar produtos, o que torna ainda mais forte a imposição dessas regras na indústria. E tem mais, não são aplicáveis apenas a alimentos, como também nas industrias de cosméticos, saneantes e todos os produtos que podem ser inseguros a nossa saúde, inclusive bares, restaurantes, salões de beleza, clinicas e outros estabelecimentos - que no caso não boas práticas de fabricação, mas de higiene.

Ah, mais uma dica para alimentação, caso um pacotinho não resolva a sua fome e você precise de uma calorzinho de panela (rs) olhe a sua volta e observe o restaurante ou lanchonete mais movimentado. Nesse caso, pode ser que o aparentemente mais simples seja o local mais seguro a se alimentar (!) e eu te explico logo o motivo: Rotatividade no estoque! A mesma regra porém, pode não se aplicar a um salão de beleza, que precisa ter um tempo para higienização do local e dos utensílios utilizados em cada cliente, ou seja, precisa de estrutura e quantidade suficiente de materiais para atendimento da demanda de forma segura.

Quando falamos de Boas Práticas elas devem ser aplicadas em toda a cadeia de fornecimento e em todas as etapas do processo, elas podem ser desdobradas e trabalhadas como partes especificas, e até nomeadas de formas distintas como Boas Práticas de Armazenagem ou Boas Práticas de Laboratório, em que são incluídas regras de conduta especificas, mas no final, igualmente criticas para que o produto final leve segurança ao consumidor. 

(continua)

Faz sentido? Se curtiu deixe seu like ou o seu comentário.

#GMP #BPF #garantiadaqualidade #SGQ #boaspraticas #higiene


Comentários